Cadê o sono?

sono

Estou ainda tentando adaptar a rotina de sono da Valentina, pode parecer que não, mas eu estou sim satisfeita com o resultado…Mas antes deixa eu explicar: antes dos 20 dias a Valentina parou de dormir o dia inteiro, ela dificilmente estava tirando sonecas a tarde. As vezes dormia um dia sim, o outro não a tarde, e a noite ela acordava a cada 3 horas para mamar. Com 29 dias, ela simplesmente dormiu 5 horas seguidas pela primeira vez na vida dela, e claro…parou nessa época de dormir a tarde. Pra mim o resultado é o melhor possível porque pelo menos ela não está trocando o dia pela noite.

E a rotina? Gente, não que eu critique quem segue a rotina EASY do encantadora de bebês, aliás, eu li por alto a respeito e tentei um dia, mas achei que essa fase ela precisa que eu adapta-se a ela e não o contrário, a minha filha vai crescer um dia e vai ter rotina pro resto da vida, não vou coloca-la (não agora!) numa rotina rígida. E depois a coisa tem fluído e ela vem criando a própria rotina.

Como estamos então? As 5:30 da manhã, as vezes às 6 horas é a hora em que ela acorda de vez, troca a fralda, mama e arrota e até as 7 horas ela está despedindo do pai dela que está indo para o trabalho, aí ela já toma um  banhozinho de sol (por aqui o banho de sol tem que ser bem mais cedo, pois as 8:30 já tá o bicho pegando todo mundo esturricando no calorão, acho que fica muito forte. Aí ela troca a fralda de novo e lá pelas 8:40 já tá no peito – ela mama muito sim em intervalos a tarde bem menores que 3 horas – e aí toma banho, mama de novo e cochila, mas é um cochilo tão tão tão leve!

Inicialmente eu achei que se eu não fizesse barulho eu poderia conservar ela dormindo por mais tempo durante a tarde e talvez assim eu pudesse fazer algo aqui em casa, mas o fato é que ela TEM que acostumar com o barulho de dia. Optei então por, se ela dormir bem, se não dormir, ok…ela tem dormido bem a noite mesmo.

Logo ela passa a tarde inteira no lenga lenga…mama, arrota, troca fralda, vai pro carrinho, ou pro bouncer (futuro post em breve sobre ele) e finalmente as 19 horas, no máximo 19:30 ela toma um segundo banho, mama e capota. Essa noite ela dormiu 7 horas seguidas pela 2a. vez, acredito que agora ela esteja entrando nessa do soninho de 7 horas a noite, eu não acordo pra mamar, porque ela mama bem durante o dia.

As 20:30 no máximo ela já está dormindo o soninho dos anjos no bercinho dela, e eu e marido dormimos também. A noite ela não dorme com luz acesa no quarto nem abajour, eu deixo a porta fechada e acompanhamos pela babá eletrônica tudo. Assim as 3:30 ela acorda, troca de fralda, mama, arrota e volta a dormir mais um soninho.

Eu prefiro assim, ela acordada o dia inteiro mamando, as vezes adormecendo no colo depois, mas dormindo a noite do que de outro jeito. E além disso a amamentação dela é exclusiva, não acordo ela pra mamada alguma das 23 horas ou coisa do gênero, e não dou mamadeira. Bico e chupeta ela não pegou apesar da insistência, já testei 3 modelos de bico e nenhum ela aceitou…mam, avent e nuk genious…NADA!

Ela me cansa durante o dia, mas eu amo o fato desse cansaço ser devido a ela, não tem nada melhor que filho, só tendo para entender o porque as noites em claro (no caso os dias sem soneca alguma) valem tanto a pena!

Priscilla.

Leave a Reply

